Data: 12/12/2019

FINAIS DE BASQUETE E VÔLEI ACONTECEM NESTE SÁBADO

Após um semestre de grandes jogos na Taça Universitária Carioca, o próximo sábado nos reserva fortes emoções nas finais do Basquete e do Vôlei na Arena UNISUAM. Será o dia para contemplar os campeões da TUC, se em agosto era apenas um sonho, agora já é realidade. A medalha está garantida mas todos querem a Taça. São 22 equipes de 18 atléticas disputando as 11 finais. Das atléticas que chegaram na final em mais de um esporte, a UFRJ Educação Física conseguiu três de quatro possíveis finais, (Basquete Masculino e Feminino e Vôlei Feminino), a UFRJ Comunicação e Artes vai disputar a Taça no basquete e vôlei femininos e a UFRJ Finanças no Vôlei feminino e masculino.

As decisões começam cedo, às 8h, pelo Vôlei Feminino Série C,  a UVA Comunicação e Artes  enfrenta a Estácio Medicina João Uchoa no duelo de invictas. Pela Série B, UFRJ Comunicação e UFRJ Finanças jogam às 9h. Em 2019.2, a UFRJ Comunicação só perdeu um set em toda competição, enquanto a UFRJ Finanças eliminou o até então melhor ataque da TUC, a ESPM. Na finalíssima da Série A, as duas últimas campeãs se enfrentam. UFRJ Engenharia, vencedora da TUC 2018.2 e UFRJ Educação Física, que ganhou em 2017.2 vão jogar às 10:10. Ambas as equipes venceram todos os seus quatro jogos e perderam apenas um set.

No Vôlei Masculino Série C, às 11:20, IBMR Finanças, que está invicta e sem perder um set, enfrenta a UFRJ Odontologia, surpresa da competição após ter se classificado como melhor terceira colocada e vem mostrar que final não tem favorito.  Às 12:30, a melhor defesa da primeira fase, UERJ IME jogará contra o ataque que mais pontuou, UVA Administração e Finanças na disputa pela Taça da Série B. Na Série A, a UVA Engenharia entra em quadra para defender o seu título de 2018.2, a busca pelo Bi será contra a UFRJ Finanças, única que pode ser campeã invicta desta edição.

O Basquete começa às 12:30 com a final do Feminino Série B entre ESPM e UFRJ Educação Física. As duas equipes se classificaram na 2ª colocação de seus grupos e desbancaram fortes concorrentes para chegar até a grande final. Já na Série A, mais um confronto entre as duas últimas campeãs. A vencedora de 2017.2, UFRJ Educação Física, enfrenta a atual campeã, Rural, às 14:50 em busca do título de única bicampeã da TUC.

Pelo Masculino Série C, a final acontece entre duas atléticas que na fase inicial eram do mesmo grupo: Santa Úrsula e UVA Direito se enfrentam às 13:40. Na primeira fase, Santa Úrsula levou a melhor e venceu por 46 a 24. A Série B será disputada entre Estácio de Sá Barra e UFRJ Medicina, às 16h. As duas equipes, que possuem campanha bem parecida, venceram as semifinais com placar apertado em dois jogos muito disputados. A final da Série B promete ser um grande jogo. Na Série A, a UFRJ Educação Física chega em sua terceira final da TUC, em 2016 e 2017 ficou com o vice, mas dessa vez chega com moral após eliminar a tricampeã UVA Engenharia.  Dessa vez, o adversário será a PUC Administração e Economia, que fez uma ótima competição vencendo duas vezes o CEFET, atual vice-campeão e pode ser campeã de forma invicta.

A energia da torcida sempre foi um fator diferencial para o resultado das equipes e as festas jamais serão esquecidas. Você está convocado e a Taça Universitária Carioca te recebe de braços abertos neste sábado de finais na Arena UNISUAM.