Data: 31/07/2020

Após uma partida muito disputada, a UFRJ Finanças se sagrou campeã do Valorant, primeira modalidade do Circuito e-Sports da Taça Universitária Carioca, ao vencer por 2 a 1 a equipe da Unicarioca Woodpeckers. A equipe é formada por ayrtz, Bernardogiff, Brunobrnpaim, qisso cachorro, Menó Afundado e barata1.

A primeira fase, decidida no MD1 (melhor de um), foi disputada no dia 18 de julho. A campanha do título começou com vitória contra a mesma Woodpeckers. Na sequência, vitórias contra UFRJ Educação Física, Rural e Unirio, fechando com 100% de aproveitamento no Grupo A da competição. O segundo colocado e também classificado foi a Unicarioca Woodpeckers, que só perdeu o jogo de estreia e venceu os outros três.

No grupo B, disputado no dia 19 de julho, os classificados foram UERJ IME, que, a exemplo do grupo A, também terminou a primeira fase de forma invicta, e UFF-VR Engenharia, que só perdeu o primeiro jogo para a UERJ IME. As outras atléticas do grupo eram  Mackenzie, UCAM Niterói e UVA Comunicação.

Os confrontos das semifinais, agora já decidido em MD3 (melhor de três), foi o cruzamento simples entre os grupos, UFRJ Finanças (1º do Grupo A) x UFF-VR Engenharia (2º do Grupo B) e UERJ IME (1º do Grupo B) x Unicarioca Woodpeckers (2º do Grupo A). A UFRJ Finanças se classificou à final após vencer por 2 a 0 (13 a 4 e 13 a 3). A Unicarioca Woodpeckers também venceu por 2 a 0 (13 a 3 e 13 a 11).

Na final, três partidas de alto nível. No primeiro jogo a Unicarioca venceu por 13 a 7, com indiozin liderando as estatísticas. A UFRJ Finanças pareceu não sentir a pressão e venceu o segundo jogo por 13 a 4 numa bela partida de ayrtz. Na terceira e decisiva partida, emoção até o fim, vitória de 14 a 12 e o título do primeiro campeonato universitário de Valorant ficou para a UFRJ Finanças.

O MVP da competição (Most Valuable Player), que em português significa ‘jogador mais valioso’, foi Ayrton Rodrigues, o ayrtz, da UFRJ Finanças. A habilidade adquirida em outros jogos de FPS foram fundamentais, já que ele não gostou muito de Valorant.

- Eu joguei a versão beta, mas não gostei por conta dos mapas, voltei a jogar uma semana antes da seletiva da atlética visando apenas o campeonato, sou jogador de CS - conta Ayrton

A preparação foi a melhor dentro do possível, apesar de pouco tempo entre a formação da equipe e o campeonato, treino todos os dias e vídeos de táticas de equipes, a tentativa de reprodução acabou dando certo. Após uma ótima impressão, Ayrton deseja que as competições de e-Sports não terminem com a pandemia: “Eu espero que os campeonatos continuem pós-quarentena e que a estrutura melhore cada vez mais com transmissão de todos os jogo, mais equipes engajadas e maiores premiações”.