Data: 04/09/2020

O Circuito e-Sports da TUC conheceu mais dois campeões. Após a competição de Valorant, Fifa e FreeFire deram sequência ao Circuito, que ainda conta com League Of Legendes e Counter Strike Global Ofense.

A atlética campeã do FreeFire foi o IME UERJ, que fez 272 pontos, apenas um a mais que a FAF UERJ. Os pontos da classificação geral foram conquistados após 10 quedas, 5 no sábado, dia 29 e mais 5 no domingo, dia 30. Para se ter noção de como foi disputado, cada abate vale 2 pontos, além é claro, da pontuação por colocação em cada queda. Com essa vitória, a IME UERJ vem se consolidando uma potência do Circuito e-Sports, após chegar nas semifinais do Valorant e na final do Fifa.

Na disputa do futebol digital, o Fifa 20 para Xbox One, a atlética campeã foi a Rural Central, através do seu atleta Guilherme Plasa. Na primeira fase, em jogos únicos, Guilherme venceu o Filipe Alves da UFF Atuárias por 2 a 0, Guilherme Medeiro da UFRJ Educação Física por 3 a 2 e o Enzo Vianna da UNISUAM por 9 a 1, se classificando em primeiro lugar do grupo B.

Na fase eliminatória, o confronto se decidiu em partidas de ida e volta. Nas quartas de final venceu os dois jogos contra o Gabriel da Rural Finanças por 2 a 1. Na semifinal, contra o Rhuan do IME UERJ, a primeira partida terminou empatada em 2 a 2. Na partida decisiva, Guilherme abriu 2 a 0 e teve tranquilidade pra administrar o placar, Rhuan ainda diminuiu mas não conseguiu empatar, vitória da Rural Central e vaga na decisão.

O adversário da final vinha da mesma atlética, IME UERJ. Yuri, que também fez ótima campanha e vinha de goleada na semifinal, somando 9 a 1 nos dois jogos. Ambas as equipes escolheram o Liverpool, time que tem o contra-ataque forte. Guilherme fez gol logo cedo e administrou bem a partida, conseguiu ampliar e goleou por 4 a 0 na primeira partida. No segundo jogo, Yuri precisava de um empate para pelo menos levar ao terceiro e decisivo jogo, mas o Guilherme conseguiu mais uma vitória e se sagrou campeão do Fifa 20 no Circuito e-Sports.

Guilherme contou que não jogava Fifa há dois meses e voltou a se preparar nas vésperas da competição: "com a pandemia o competitivo do jogo deu uma parada, então quando soube do torneio procurei jogar com conhecidos meus que são jogadores de alto nível pra voltar com a mecânica boa". O atleta também explicou que escolheu o Liverpool por ser o time mais consistente, com todos os setores bem equilibrados, e falou da importância da competição: "Achei muito bom, nesse momento que estamos vivendo no mundo e bem delicado e um torneio desses e bom pra distrair e se divertir um pouco."